O elemento químico platina é um metal pesado escasso na crosta terrestre que apresenta diversas utilizações e características peculiares.

Este metal é membro do grupo de platina e está no Grupo 10. Ela tem naturalmente seis isótopos e é um elemento químico escasso, do qual se encontra em média na litosfera aproximadamente 5 μg/kg. Ela está especialmente nos depósitos dos minérios de níquel e cobre, principalmente na África do Sul, que responde por 80% da produção mundial. Por causa da sua escassez na crosta da Terra, já que são produzidas somente alguns milhões de toneladas, ela é considerada o metal mais caro e precioso.

O nome Platina, em latim platinum, cujo símbolo químico é Pt, é um elemento químico metálico que pertence ao 6º período da família VIIIB da Tabela Periódica. Apresenta átomos com as seguintes características:

Platina Elemento Tabela Periódica: Isótopos da Platina

O número de nêutrons presentes no interior do núcleo de um átomo de platina depende do isótopo desse elemento. Na natureza, existem os seguintes isótopos naturais da platina:

Platina Elemento Tabela Periódica: Distribuição eletrônica

Apresenta a seguinte distribuição eletrônica (utilizando os seus 78 elétrons) no diagrama de Linus Pauling:

4 – O tungstênio é o elemento de transição com maior ponto de fusão, cerca de 3422° C. Já o mercúrio (Hg), além de se apresentar em estado líquido (CNTP), possui ponto de fusão em -38,83°C.

Saiba mais em www.temperatura.com.br

Confira os nossos cursos com certificados EADhttps://www.curso.temperatura.com.br/

Confira os nossos vídeos no YouTubehttps://www.youtube.com/@CursoTermometria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *