Platina Elemento Químico Curiosidades

Platina Elemento Químico Curiosidades

Curiosidades

Uma curiosidade sobre os metais nobres é relacionada ao ródio. Esse metal é pouco conhecido, um elemento bem raro e devido a isso, seus valores superam o do ouro.

Dessa maneira, e devido a utilização desse elemento nos catalisadores de carros de combustão à gasolina, acabou se gerando uma elevação no valor do produto. Na Europa, os carros de combustão a diesel lideram vendas – o que pode mudar com o crescimento dos carros elétricos.

Outra curiosidade dos metais nobres é em torno do paládio. Esse elemento além de apresentar um valor muito elevado no mercado, está sendo aplicado em tratamentos contra o câncer, especialmente em câncer de ovário. Nesse processo, o paládio demonstra eficácia contra células de tumor de ovário sem afetar o tecido saudável.

Platina Elemento Químico Curiosidades: metal que vale ouro

A platina é um metal tão raro e até mais valioso que o próprio ouro. Como ele também não se oxida e mantém o brilho mesmo submetida a altas temperaturas. São encontrada em rochas muito antigas e sempre misturada com prata, irídio, rutênio e o próprio ouro. É também o mais pesado dos metais. Não se sabe desde que época é conhecida do homem. Modernamente, começou a ser usada em 1735, quando foi encontrada uma jazida na Colômbia. É usada em liga com o irí­dio para adquirir mais dureza, tal como o ouro, pela mesma razão, é empregado em liga com prata ou cobre.

Diferença entre Metal Nobre e Metal Precioso.

A classificação de metal nobre está diretamente ligado as suas características químicas. Eles normalmente são menos reativos e assim menos sujeitos a oxidação ou reações químicas.

Por este motivo estes metais ditos nobre são encontrados na natureza na sua forma natural.

Platina Elemento Químico Curiosidades
Um exemplo de como é encontrada na natureza

A platina, bem como os metais nobres são extraídos da natureza praticamente na forma mais pura. Outros metais que são considerados nobres seria o Ouro e o Paládio.

Platina Elemento Químico Curiosidades: Ponto de Fusão alta temperatura

A platina se destaca pelo seu alto ponto de fusão e pela sua pureza. Um exemplo seria a construção de cadinhos com este metal pois além de suportarem alto temperatura, não reagem quimicamente com outros elementos.

Uma curiosidade: a crosta lunar apresenta uma grande concentração de platina, mas como é óbvio a sua exploração é inviável.

Os Espanhóis tomaram conhecimento da sua existência aquando da descoberta da América do Sul em 1735. Mais tarde em 1741 foi levada para a China e durante séculos foi utilizada na falsificação de ouro devido a semelhança de características na densidade.

Em 1824, foi encontrada em grandes quantidades na Europa, Montes Urais (Rússia), passando em seguida a ser comercializada.

Os maiores produtores mundiais de platina são: África do Sul (mais de 80%), Rússia e em seguida o Canadá.

A platina pode ser encontrada na forma metálica em grãos achatados ou arredondados denominados por pepitas de platina.

Pepitas de Platina

Devido a sua escassez a platina é mais valiosa do que o ouro e a prata, muito embora não seja tão cobiçada.

A sua obtenção verifica-se através da amalgamação, da fusão, da destilação fraccionada e pela eletrólise ígnea da água com óxido de platina.

Saiba mais em www.temperatura.com.br

cadinho de platina valor Cadinhos de platina preço compradores de paládio donde se vende platino fio platina fio platina laboratório fio platina para que serve fio platina preço fio platina venda onde encontrar platina onde encontrar platina em sucatas onde se vende platina onde vender platina onde vender platina em sp platina platina preço platina pura platina reaproveitamento preço da platina é do ouro preço grama da parta preço grama platina preço platina quien vende platinos sucata de platina termopar platina tipo s platina tubete platina valor da platina vender platino

Comments are closed.