Platina Elemento Químico Curiosidades

Curiosidades

Uma curiosidade sobre os metais nobres é relacionada ao ródio. Esse metal é pouco conhecido, um elemento bem raro e devido a isso, seus valores superam o do ouro.

Dessa maneira, e devido a utilização desse elemento nos catalisadores de carros de combustão à gasolina, acabou se gerando uma elevação no valor do produto. Na Europa, os carros de combustão a diesel lideram vendas – o que pode mudar com o crescimento dos carros elétricos.

Outra curiosidade dos metais nobres é em torno do paládio. Esse elemento além de apresentar um valor muito elevado no mercado, está sendo aplicado em tratamentos contra o câncer, especialmente em câncer de ovário. Nesse processo, o paládio demonstra eficácia contra células de tumor de ovário sem afetar o tecido saudável.

Platina Elemento Químico Curiosidades: metal que vale ouro

A platina é um metal tão raro e até mais valioso que o próprio ouro. Como ele também não se oxida e mantém o brilho mesmo submetida a altas temperaturas. São encontrada em rochas muito antigas e sempre misturada com prata, irídio, rutênio e o próprio ouro. É também o mais pesado dos metais. Não se sabe desde que época é conhecida do homem. Modernamente, começou a ser usada em 1735, quando foi encontrada uma jazida na Colômbia. É usada em liga com o irí­dio para adquirir mais dureza, tal como o ouro, pela mesma razão, é empregado em liga com prata ou cobre.

Diferença entre Metal Nobre e Metal Precioso.

A classificação de metal nobre está diretamente ligado as suas características químicas. Eles normalmente são menos reativos e assim menos sujeitos a oxidação ou reações químicas.

Metais preciosos e nobres

Por este motivo estes metais ditos nobre são encontrados na natureza na sua forma natural.

A platina, bem como os metais nobres são extraídos da natureza praticamente na forma mais pura. Outros metais que são considerados nobres seria o Ouro e o Paládio.

Platina Elemento Químico Curiosidades: Ponto de Fusão alta temperatura

A platina se destaca pelo seu alto ponto de fusão e pela sua pureza. Um exemplo seria a construção de cadinhos com este metal pois além de suportarem alto temperatura, não reagem quimicamente com outros elementos.

Uma curiosidade: a crosta lunar apresenta uma grande concentração de platina, mas como é óbvio a sua exploração é inviável.

Os Espanhóis tomaram conhecimento da sua existência aquando da descoberta da América do Sul em 1735. Mais tarde em 1741 foi levada para a China e durante séculos foi utilizada na falsificação de ouro devido a semelhança de características na densidade.

Em 1824, foi encontrada em grandes quantidades na Europa, Montes Urais (Rússia), passando em seguida a ser comercializada.

Os maiores produtores mundiais de platina são: África do Sul (mais de 80%), Rússia e em seguida o Canadá.

A platina pode ser encontrada na forma metálica em grãos achatados ou arredondados denominados por pepitas de platina. Veja:

Pepita de Platina forma natural

Devido a sua escassez a platina é mais valiosa do que o ouro e a prata, muito embora não seja tão cobiçada.

A sua obtenção verifica-se através da amalgamação, da fusão, da destilação fraccionada e pela eletrólise ígnea da água com óxido de platina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *