Estado do Elemento Químico Platina

O ponto de fusão da platina é de 1.772°C e como curiosidade cito por exemplo, uma experiência em um cliente que montou um forno no final de um corredor onde as paredes deste corredor acomodava o mesmo.

A temperatura era tão alta que ele havia conseguido atingir que o sensor era colocado por um orifício que ele fez na parede para atingir o forno. Eu lembro que ele conseguiu atingir a temperatura de 1.840°C com um termopar tipo “B” no entanto era uma temperatura menor que 1.770°C que é o limite da fusão da platina. Certamente ele estava medindo a temperatura errada se soubesse qual é a temperatura de fusão do metal.

O valor da diferença para 1.840°C era devido ao erro do termopar onde com certeza a junta fria (ligação do cabo com o fio de platina) esta alta e assim gerando milivoltagem que se transformava em temperatura.

Finalmente, A Platina Elemento Químico Ponto de Ebulição é de 3.827,0°C ou seja muito mais alto que o ponto de fusão e quando ela atinge o valor de 1.772°C ela passa ao estado liquido e somente a 3.827,0C entra em ebulição.

Acima de 1.700°C a recomendação é usar termopares de Tungstênio.

O que é ebulição? Platina Elemento Ponto de Ebulição

O mais importante para entender melhor a Platina como Elemento Químico e seu Ponto de Ebulição é importante primeiro conhecer a definição de “ebulição”.

Em termodinâmica, o fenômeno da ebulição é a transformação física endotérmica que ocorre quando uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso.

Segue abaixo um quadro resumo com os principais estados da platina:

Em primeiro lugar analisaremos o Ponto de fusão, em segundo lugar o ponto de ebulição, e além disso os pontos relativos ao Calor de Fusão e calor de Vaporização.

Ponto de fusão1772.0 °C
Ponto de ebulição3827.0 °C
Calor de Fusão19.66 kJ/mol
Calor de vaporização510.45 kJ/mol

A Platina possui como símbolo “Pt” e seu numero atômico é 78. A platina tem como peso atômico 195.084.

Confira os nossos cursos com certificados EADhttps://www.curso.temperatura.com.br/

Confira os nossos vídeos no YouTubehttps://www.youtube.com/@CursoTermometria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *