afinal, para que serve o Fio Platina?

Nos laboratórios de calibração onde fazem certificação de sensores de temperatura normalmente os termopares de alta temperatura são de platina. Alta temperatura entendemos com o sendo acima de 350°C até 1.150°C ou até mesmo 1.350°C dependendo do escopo de acreditação que possuem junto ao INMETRO.

Sucata de fio platina - para que serve?

Mesmo se tratando de temperaturas que poderíamos utilizar termopares com custo bem menor (faixa de 350°C à 1150°C) os de platina são utilizados pelas suas características de serem homogêneos, não apresentam variações em função de sua utilização salvo quando submetidos a processos onde existe gases que possam desencadear uma corrosão.

Para a faixa até 600°C podemos usar termopares tipo “J” (FeCo) e até 1150°C os do tipo “K” (CrAl), porém para servirem como padrões, não é indicado.

Estes fios quando contaminados apresentam protuberâncias em forma de pequenos grânulos que são sentidos pelo tato. Para que isso seja evitado é necessário o uso de proteções cerâmicas adequadas que impedem a infiltração de gases no interior dos termopares.

Todos sabemos que existe tipo de sucata de platina: Platina Pura, Platina com 10% de RódioPlatina com 13% de Ródio, ou até os tipos provenientes dos termopares tipo “B” que possuem respectivamente 6% e 30% de ródio.

Saiba mais em Termopares Nobres.

Todos são sucata de platina de mesmo preço? Claro que não!

Se são produtos diferentes tem preço diferente. Aqui temos o compromisso de esclarecer e informar o preço correto para cada tipo de sucata de platina.

Fio Platina para que serve? Alguns exemplos…

Devido a principal característica desses metais de baixa reatividade, eles possuem algumas utilizações importantes no cotidiano. Alguns exemplos de uso desse tipo de material são:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *