Um ponto importante de um termopar é a sua junta quente, porque dependendo do tipo de construção que escolhemos podemos ter ou não a correta medição de temperatura em um processo. Entenda neste artigo os Tipos de junta quente dos termopares.

Em outras palavras a junta quente pode se apresentar: Primeiro como junta isolada, ou seja, a ponta de medição do termopar se encontra totalmente isolada da carcaça da proteção do termopar. Em resumo essa é a forma mais comum, e é encontrada em mais de 95% das montagens na indústria.

E assim, como junta aterrada (ponta de medição em contato com a carcaça) usada muito frequentemente em processos onde o tempo de resposta é uma variável importante a ser conseguida e finalmente em terceiro como junta exposta.

A utilização de termopares com junta exposta é na maioria dos casos, para atender normas e procedimentos de testes, cuja montagem é assim especificada.

Antes de mais nada, precisamos entender o que é uma junta quente e uma junta fria?

O termopar por ser formado por condutores elétricos diferentes, possui, portanto, dois pontos importantes a entender. Finalmente, a solda na extremidade dos fios, a ponta onde se encontra a ponta sensora, que é chamada de junta quente e a extremidade onde fazemos a ligação chamada de junta fria.

Tipos de junta quente dos termopares

Quando a junta quente do termopar não está em contato com a sua proteção, cujo valor de isolação deste distanciamento segue conforme norma, então dizemos que a junta é isolada.

Analogamente quando a junta quente do termopar está em contato com a sua proteção dizemos que a junta é aterrada.

Existe também a situação onde a junta quente não tem qualquer tipo de proteção e assim dizemos ser do tipo exposta.

Links úteis

Portal sobre temperatura industrialhttps://www.temperatura.com.br/

Curso temperatura com certificado EAD: https://curso.temperatura.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *