FORÇA ELETROMOTRIZ

Força eletromotriz (F.E.M.), geralmente denotada como, é a propriedade de um dispositivo, que tende a produzir corrente elétrica num circuito.

Força eletromotriz é uma grandeza escalar e pode ser considerada eletricamente como a DDP, apesar de ambas serem bastante diferentes. A voltagem ou DDP é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, sejam eles os terminais de uma bateria ou simplesmente dois pontos quaisquer sob a ação de um campo elétrico constante e uniforme.

Essa diferença de potencial mede a quantidade de energia (em Joules) que é transformada em trabalho de acordo com a carga elétrica (em Coulombs) na qual a DDP atua. No sistema internacional a unidade da F.E.M. é J/C (Joules por Coulombs), mais conhecida como V (Volt). A força eletromotriz pode ser gerada de diversas formas, destacam-se: Força eletromotriz de PeltierForça eletromotriz de Thomsom, Força eletromotriz inversa, Força eletromotriz térmica, Força fotoeletromotriz, entre outras.

Curiosidades sobre a F.E.M

1) Grande parte da população mundial tem conhecimento da unidade Volt, porém poucos sabem o que realmente significa.

2) Pode-se analogamente comparar a diferença de potencial elétrico como a diferença de potencial gravitacional. Assim, quanto maior for a F.E.M., maior será a transformação de energia potencial em trabalho, de acordo com a quantidade de carga em questão. Comparando, quanto maior for a altura de lançamento de um corpo, partindo do repouso, maior será a transformação de sua energia potencial gravitacional em trabalho, também de acordo com a massa do corpo sob a qual a gravidade atua.

3) Até mesmo em nosso sistema nervoso há F.E.M. Ela é a responsável pela transmissão dos impulsos nervosos, como pensamentos, sensação de dor, “vontade” que movimenta braços e outros membros no corpo humano.

Comments are closed.