TERMOPARES
TERMOPARES
TEMPERATURA
OUTROS ASSUNTOS
SERVIÇOS
INFORMAMOS

Dois termopares podem ser usados na medição de temperaturas diferenciais entre dois pontos. Dois termopares semelhantes são ligados junto com o fio de extensão de mesmo material usado nos termopares.As conexões são feitas de tal modo, que as forças eletromotrizes desenvolvidas, opõem-se uma contra a outra. Assim, se as temperaturas dos dois termopares forem iguais, independentemente da magnitude, a f.e.m. resultante será zero.

Quando existem diferentes temperaturas, a milivoltagem produzida corresponderá a esta diferença de temperatura.A precisão desta medida está vinculada à linearidade da curva de f.e.m. gerada em função da temperatura e do tipo de termopar utilizado pare o intervalo de temperatura que se está medindo. Cuidados especiais devem ser tornados para não haver uma interpretação errada da milivoltagem lida, quando tivermos termopares para medida de temperatura diferencial. Devido à não linearidade da curva do termopar, para mesmos diferenciais de temperatura, teremos diferentes variações de milivoltagem.


Ligação para medida de diferencial de temperatura


Veja também: Introdução sobre Termopares // Teoria Termoelétrica // Efeito Seebeck //
Thomas Johann Seebeck // Efeito Peltier // Jean Charles Athanase Peltier //
Efeito Thomson // William Thomson // Outros Termopares pouco Usados //
EM CASO DE DÚVIDAS...

Para isto, basta enviar um e-mail a nossa redação como segue:


termopares@termopares.com.br

  ÚLTIMAS DICAS E DEPOIMENTOS DE USUÁRIOS...  

Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor ou citação da fonte www.termopares.com.br
Temperatura - Pressão © 1999 - 2013 - SP - www.termopares.com.br - www.asme.com.br - www.Apraiagrande.com.br
Conteúdo destinado a Estudantes, Profissionais de Instrumentação, Automação, Projetos com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas.
O Portal não se responsabiliza por qualquer uso indevido de seu conteúdo sem a presença de um profissional responsável.