TERMOPARES
TERMOPARES
TEMPERATURA
OUTROS ASSUNTOS
SERVIÇOS
INFORMAMOS

Calibração


As calibrações de sensores térmicos como termopares, termoresistências, termistores, termômetros de líquido em vidro, etc., podem ser feitas por dois métodos:

Métodos Absolutos
Métodos Comparativos

Em ambos os casos devem ser seguidas as determinações da ITS-90.

-Métodos Absolutos: Os métodos absolutos são aqueles em que o dispositivo a calibrar é imerso em um meio com temperatura intrinsecamente conhecida. Este meio, via de regra, é um ponto fixo de transformação de fase de substâncias puras. (Ex.: ponto tríplice da água, ponto de gelo, ponto de solidificação do zinco, etc.).

-Métodos Comparativos: São métodos onde o sensor a calibrar tem sua indicação comparada com as de um padrão de referência, geralmente mais exato. O ensaio consiste em imergir ambos em um meio térmico uniforme e estável, cuja temperatura possa ser controlada na faixa requerida. As calibrações feitas por métodos comparativos atendem grande parte da demanda e, por conseguinte, devem merecer atenção no processo de implantação de laboratórios de termometria.

Calibrações por Métodos Comparativos: A exatidão das calibrações realizadas através de métodos comparativos dependem de parâmetros ligados ao meio térmico utilizado. Um bom meio deve garantir, da melhor maneira possível, que o padrão de referência e o sensor a calibrar estejam em equilíbrio térmico entre si. Também são características desejáveis que a temperatura seja estável e homogênea. Os fornos e banhos são meios térmicos que suprem as condições necessárias para uso em calibrações por métodos comparativos, principalmente quando se trata de termopares e termoresistências de platina Para operar corretamente e obter o máximo desempenho dos fornos e banhos é recomendável que o operador responsável tenha conhecimentos básicos sobre os seguintes assuntos:

- Ajustes de parâmetros PID, complementares, usados em controle de temperatura;
- Uso de computadores PC’s em ambiente Windows. (Se esta opção estiver em uso);
- Treinamento específico sobre calibração para certificação de equipamentos e dispositivos de medição de temperatura.

Nota: Apesar dos treinamentos citados acima serem pré-requisitos desejáveis para o alcance de bons resultados, o aprendizado poderá ser alcançado com a operação.

Veja também: Calibração e Testes de Termopares // Termopar Padrão // Tecnicas de Calibração //
Preparação para Ensaio // Calibração de Pt-100 // Métodos de Calibração // Pt-100 Padrão //
  ÚLTIMAS DICAS E DEPOIMENTOS DE USUÁRIOS...  

Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor ou citação da fonte www.termopares.com.br
Temperatura - Pressão © 1999 - 2013 - SP - www.termopares.com.br - www.asme.com.br - www.Apraiagrande.com.br
Conteúdo destinado a Estudantes, Profissionais de Instrumentação, Automação, Projetos com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas.
O Portal não se responsabiliza por qualquer uso indevido de seu conteúdo sem a presença de um profissional responsável.