TERMOPARES
TERMOPARES
POÇOS DE PROTEÇÃO
OUTROS ASSUNTOS
SERVIÇOS
INFORMAMOS

Possui a mesma função do tubo de proteção porém sua utilização é recomendada quando as condições de processo requisitam alta segurança quanto a solicitações mecânicas e de pressão.

Essa resistência é conseguida através do método de fabricação, uma vez que os materials utilizados são os mesmos. Parte-se de uma barra maciça de aço (carbono, inox 304, inox 316, inconel ou outros), com comprimento qualquer (limitado normalmente a 1 metro), executando-se um furo interno longitudinal, mantendo-se, assim, a espessura da parede de acordo com especificações pré-determinadas, proporcionando assim, ao conjunto final, resistência mecânica à pressão e deformação, superior aos tubos metálicos.

A conexão desse ao processo é feita, normalmente, por rosca cônica, flange ou soldado diretamente à parede do processo.

Devemos atentar para um problema muito perigoso na utilização de poços de proteção que é a vibração à qual os mesmos estão sujeitos. O fluido que se atrita no poço forma uma turbulência que tem uma freqüência definida na relação entre o diâmetro do poço e a velocidade do fluido.

Devemos prever que o poço seja rígido o suficiente para que sua freqüência natural esteja abaixo da freqüência de turbulência.
Os poços com haste cônica são os que apresentam melhores resultados frente ao problema da vibração, pois proporcionam uma maior rigidez por uma mesma sensibilidade. Devido a sua maior relação resistência / peso os poços cônicos suportam uma turbulência maior do que os poços de haste reta de comprimento equivalente.

Outro fator a considerar para a correta utilização dos poços de proteção é quanto à maneira e local de instalação dos mesmos. Os poços devem ser instalados em locais onde o fluido a ser medido esteja em constante movimento.

Deve-se evitar as zonas de estanque, pois as temperaturas destas zonas certamente não indicam a temperatura real do processo.

Veja também: Tipos de Proteções Sensores de Temperatura // Proteção Cerâmica para Termopares //
Composição e Utilização de Proteção Metálica // Definição de Poços de Proteção //
Abrasão em Poços de Proteção // Pasta Térmica // Tempo de Resposta //
Corrosão e Oxidação //
EM CASO DE DÚVIDAS...

Para isto, basta enviar um e-mail a nossa redação como segue:


termopares@termopares.com.br

  ÚLTIMAS DICAS E DEPOIMENTOS DE USUÁRIOS...  

Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor ou citação da fonte www.termopares.com.br
Temperatura - Pressão © 1999 - 2013 - SP - www.termopares.com.br - www.asme.com.br - www.Apraiagrande.com.br
Conteúdo destinado a Estudantes, Profissionais de Instrumentação, Automação, Projetos com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas.
O Portal não se responsabiliza por qualquer uso indevido de seu conteúdo sem a presença de um profissional responsável.