TERMOPARES
POÇOS DE PROTEÇÃO
OUTROS ASSUNTOS
SERVIÇOS
INFORMAMOS

Os poços de proteção para sensores de temperatura, além da função lógica da proteção em relação ao processo em que está se medindo, e também possibilitar que as trocas futuras dos sensores de temperatura sejam feitas de modo a não ter que muitas vezes paralisar, como por exemplo tanques ou tubulações por onde passam produtos quimicos, leite, suco, água, entre outros, também pode servir como um escudo de proteção em locais aonde exista muita abrasão, ou seja um desgaste muito grande devido ao atrito do produto com o sensor.

ABRASÃO: Perda de material de uma superfície sólida devido ao contato com um fluido em movimento que contém partículas sólidas em suspensão.

Desta forma existem formas de se aumentar a vida útil dos poços de proteção através de revestimentos especiais que são aplicados de modo a retardar o seu desgaste total e comprometer o processo.

Claro que existem muitos tipos de revestimentos possíveis, e a cada tipo de processo é necessário um estudo aprofundado do mesmo no sentido de se conseguir algo que realmente consiga atingir ao máximo, o tempo de vida útil adequado. É importante saber que esse tempo de vida útil adequado, não quer dizer aleatoriamente longo, pois cada tipo de situação é que irá determinar o tempo satisfatório ou possível; após todos os caminhos estarem esgotados e o tempo continuar inadequado aos padrões da empresa, temos que provavelmente, mudar o modo pelo qual o sensor está sendo utilizado.

É conveniente lembrarmos que toda abrasão representa uma possível vibração no sensor e desta forma já alertamos que a termoresistência PT-100 não é adequada a esse uso. Normalmente são utilizados termopares com isolação mineral, afim de eliminarmos o risco de quebra do sensor convencional, fabricado a base de fio e isoladores.

Veja em REVESTIMENTOS ESPECIAIS EM POÇOS a complementação deste assunto, de modo a conhecer os tipos de revestimentos existentes.

Veja também: Tipos de Proteções Sensores de Temperatura // Proteção Cerâmica para Termopares //
Composição e Utilização de Proteção Metálica // Definição de Poços de Proteção //
Abrasão em Poços de Proteção // Pasta Térmica // Tempo de Resposta //
Corrosão e Oxidação //
EM CASO DE DÚVIDAS...

Para isto, basta enviar um e-mail a nossa redação como segue:

termopares@termopares.com.br

  ÚLTIMAS DICAS E DEPOIMENTOS DE USUÁRIOS...  

Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor ou citação da fonte www.termopares.com.br
Temperatura - Pressão © 1999 - 2013 - SP - www.termopares.com.br - www.asme.com.br - www.Apraiagrande.com.br
Conteúdo destinado a Estudantes, Profissionais de Instrumentação, Automação, Projetos com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas.
O Portal não se responsabiliza por qualquer uso indevido de seu conteúdo sem a presença de um profissional responsável.