TERMOPARES
TERMOPARES
TEMPERATURA
OUTROS ASSUNTOS
SERVIÇOS
INFORMAMOS

O registrador irá indicar que o forno está a 865°C, quando na realidade está a 879°C; portanto, indicará com um erro de -14°C.
A dupla inversão acontece com freqüência, pois, quando uma simples inversão é constatada, é comum pensar-se que uma nova troca na ligação dos terminais compensará o erro, porém, isto não acontecerá.

É evidente que, se o cabeçote e o registrador estiverem à mesma temperatura, a dupla inversão não ocasionará discrepância na medição. Com isso podemos chegar a conclusão que quando o cabeçote e o aparelho de medição estiverem a mesma temperatura não é necessário a ultilização de cabos especiais de compensação ou extensão na ligação.

Na prática é comum inverter os cabos no cabeçote e quando verificado no aparelho de medição, que normalmente fica longe do sensor, a temperatura indicada não é a esperada. Quase que instintivamente, inverte-se o cabo no aparelho e aí a temperatura chega próxima do ideal, porém acabamos de presenciar a dupla inversão. Tudo isso parece muito claro e evidente porém muitos usuários perderão horas e horas na tentativa de solução do problema. Existem outros de nosso conhecimento que se acostumaram ao erro e durante anos conviveram com ele, sem saber.

O motivo principal é que achamos sempre que o negativo é vermelho, porém na normas disponíveis ora se apresentam positivo para a cor vermelha, ora negativo! Veja um exemplo na comparação das normas
alemã DIN e americana ANSI.


Veja também: Introdução sobre erros de ligação // Uso de cabo de cobre em ligações //
Oscilações nas medidas // Erros por inversão cabos // Problemas de solda em termopares //
Dupla inversão de ligação // Simples inversão no cabeçote // Simples inversão no aparelho //
Tempo de resposta
//
EM CASO DE DÚVIDAS...

Para isto, basta enviar um e-mail a nossa redação como segue:


termopares@termopares.com.br

  ÚLTIMAS DICAS E DEPOIMENTOS DE USUÁRIOS...  

Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor ou citação da fonte www.termopares.com.br
Temperatura - Pressão © 1999 - 2013 - SP - www.termopares.com.br - www.asme.com.br - www.Apraiagrande.com.br
Conteúdo destinado a Estudantes, Profissionais de Instrumentação, Automação, Projetos com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas.
O Portal não se responsabiliza por qualquer uso indevido de seu conteúdo sem a presença de um profissional responsável.