TERMOPARES
TERMOPARES
TEMPERATURA
OUTROS ASSUNTOS
SERVIÇOS
INFORMAMOS
Veja também: Calibração e Testes de Termopares // Termopar Padrão // Tecnicas de Calibração //
Preparação para Ensaio // Calibração de Pt-100 // Métodos de Calibração // Pt-100 Padrão //

 
CALIBRAÇÃO E TESTE DE TERMOPARES

Em termopares, o conceito de aferição é um pouco diferente. Não se executa uma regulagem ou qualquer tipo de modificação no sensor, mas sim se processa uma "checagem" ou "aferição" na curva deste, verificando-se, assim, se está ou não dentro das especificações e tolerâncias admitidas por normas. Uma vez constatada a sua "descalibragem" o mesmo deve ser substituído por outro, dentro das normas.
O objetivo de calibrar qualquer termopar ou fio termopar é comparar a relação f.em. x temperatura com a tabela ou curva de calibração. Todos os termopares em serviço estão sujeitos a desvios de calibração, particularmente sob condições de alta temperatura e contaminação atmosférica.
A precisão da medida de temperatura por termopares depende, sobretudo, do cuidado da seleção do material do termopar, de sua construção apropriada e instalação e do uso de equipamento de medição apropriado. Para manter esta precisão deve existir manutenção, incluindo um programa de verificação do termopar.
Razões específicas regem a importância da verificação do termopar, que variam de acordo com a aplicação e o grau de precisão requerido, mas a maioria tem por objetivo maior precisão, maior segurança, aumento da eficiência, redução da rejeição, menor custo e, em geral, melhores resultados.
Em centrais de força, por exemplo, ótima eficiência é um requisito de extrema importância; caldeiras de alta pressão necessitam de estreitos controles de temperatura e, conseqüentemente, é obrigatório o conhecimento da precisão dos termopares.
Na indústria aeronáutica a medição de temperatura é um fator crítico em muitos estágios da produção e de testes. As altas tensões internas e externas produzidas nas estruturas das aeronaves e na superfície de revestimento em velocidades supersônicas, requerem materiais adequados para suportarem condições ambientais severas. Para produzir tais materiais, devemos recorrer a medições precisas de temperatura.
Na indústria petroquímica, o controle rígido de temperatura permite a obtenção de produtos de elevada qualidade, dentro de normas e especificações.
O uso de controle por computador, a necessidade de produtos mais apurados e a competição acirrada por qualidade e preço requerem o máximo em garantia do termopar.
Outros setores dependem da medição precisa de temperatura e da verificação constante dos termopares, tais como: Indústria Têxtil, Indústria Metalúrgica, Indústria Alimentícia, Indústria Cerâmica, Área de Pesquisa e Testes, e das condições de aplicação e da natureza do processo envolvido.

Veja também: Calibração e Testes de Termopares // Termopar Padrão // Tecnicas de Calibração //
Preparação para Ensaio // Calibração de Pt-100 // Métodos de Calibração // Pt-100 Padrão //
EM CASO DE DÚVIDAS...

Para isto, basta enviar um e-mail a nossa redação como segue:

termopares@termopares.com.br

  ÚLTIMAS DICAS E DEPOIMENTOS DE USUÁRIOS...  

Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor ou citação da fonte www.termopares.com.br
Temperatura - Pressão © 1999 - 2013 - SP - www.termopares.com.br - www.asme.com.br - www.Apraiagrande.com.br
Conteúdo destinado a Estudantes, Profissionais de Instrumentação, Automação, Projetos com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas.
O Portal não se responsabiliza por qualquer uso indevido de seu conteúdo sem a presença de um profissional responsável.