TERMOPARES
TERMOPARES
FIOS E CABOS LIGAÇÃO
OUTROS ASSUNTOS
SERVIÇOS
INFORMAMOS

Não se recomenda a utilização de cabos ou fios menores que 16 AWG, para uso em conduítes, pois estes não têm suficiente resistência à tração. No entanto, os fios de bitola 20 AWG podem ser usados quando em conjunto de feixes reforçados adequadamente (multicabo), para dar maior resistência à tração.

A resistência total do fio ou cabo é importante quando este for ligado a um instrumento do tipo galvanométrico. Estes instrumentos requerem, muitas vezes, um valor definido da resistência de linha, sendo este valor informado pelo fabricante do instrumento.

Para instrumentos do tipo potenciométrico, que possuem uma alta impedância interna, os valores da resistência dos fios de extensão não são críticos e, portanto, não é levada em consideração.

A isolação usada nos cabos deve ser escolhida de tal maneira a resistir às condições do ambiente onde irá trabalhar, levando-se em consideração todas as variáveis, tais como: temperatura, solicitação mecânica, umidade, presença de óleo ou outros componentes químicos.

Os fios ou cabos devem ser sempre instalados de maneira a estarem protegidos do aquecimento excessivo, que é nocivo à isolação e aos condutores.

Sempre que possível devem ser instalados em conduítes, de tal modo que não fiquem sujeitos à flexão ou curvaturas, que podem, eventualmente, alterar suas características termoelétricas; portanto, o layout do conduíte para fio de extensão ou compensação deve ser bem planejado, sendo aconselhável o caminho mais curto.

Esse deve, ainda, ir do cabeçote até o terminal do instrumento, em um comprimento contínuo sem emendas. Quando esta for inevitável, deve ser feita de tal maneira que haja um contato íntimo entre os fios no terminal de emenda e a polaridade deve ser observada com rigor.

Os fios e cabos de extensão ou compensação não devem ser passados paralelamente ou próximos às linhas de força.

Quando esses forem instalados sob a terra, deve-se utilizar isolações à prova d'água.

Os fios e cabos devem ser limpos para fixação no bloco terminal e no terminal do instrumento, devendo-se obedecer, com rigor, a polaridade nas ligações.

Veja também: Inversão Simples Aparelho // Instalação Fios e Cabos // Exemplos de Instalação //
Tipos de Isolação //
Isolação Mineral Altas Temperaturas// Erros por Inversão na Ligação //
Dupla Inversão na Ligação // Inversão Simples no Cabeçote //
EM CASO DE DÚVIDAS...

Para isto, basta enviar um e-mail a nossa redação como segue:


termopares@termopares.com.br

  ÚLTIMAS DICAS E DEPOIMENTOS DE USUÁRIOS...  

Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor ou citação da fonte www.termopares.com.br
Temperatura - Pressão © 1999 - 2013 - SP - www.termopares.com.br - www.asme.com.br - www.Apraiagrande.com.br
Conteúdo destinado a Estudantes, Profissionais de Instrumentação, Automação, Projetos com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas.
O Portal não se responsabiliza por qualquer uso indevido de seu conteúdo sem a presença de um profissional responsável.