DEFINIÇÃO DE FIOS E CABOS PARA TERMOPARES

Considerações gerais

Na maioria das aplicações industriais de medição de temperatura, através de termopares, o elemento sensor não se encontra junto ao instrumento receptor.
Nessas condições, torna-se necessário que o instrumento seja ligado ao termopar através de fios que possuam uma curva de força eletromotriz em função da temperatura similar àquela do termopar, a fim de que no instrumento, possa ser efetuada a correção da junta de referência.

Em síntese, fios e cabos de extensão e compensação nada mais são que outros termopares cuja função é compensar a f.em. ocasionada pela diferença de temperatura entre o cabeçote e o registrador.

Definições

A) 
Convenciona-se chamar de fios aqueles condutores constituídos por um eixo sólido e de cabos aqueles formados por um feixe de condutores de bitola menor, formando um condutor flexível.

B) Chamam-se fios e cabos de extensão aqueles fabricados com as mesmas ligas dos termopares a que se destinam. Exemplo: Tipo TX, JX, EX, KX.

C) 
Chamam-se fios e cabos de compensação aqueles fabricados com ligas diferentes das dos termopares a que se destinam, porém fornecem à temperatura especificada para sua utilização uma curva de f.em. em função da temperatura equivalente à destes termopares. Exemplo: Tipo WX, SX, BX.

Comments are closed.