TERMOPARES
TERMOPARES
ACESSÓRIOS
OUTROS ASSUNTOS
SERVIÇOS
INFORMAMOS

O capilar cerâmico tem a função de proteger os fios termopares no sentido de possibilitar a montagem e evitar curtos ao longo dos mesmos, porém os termopares nobres, se utilizam desta importante isolação, afim de protegê-los adequadamente, são eles:

TIPO "S" Nomenclaturas: S - Adotada pela Norma ANSI

TIPO "R" Nomenclaturas: R - Adotada pela Norma ANSI

TIPO "B" Nomenclaturas: B - Adotada pela Norma ANSI

São inumeras vantagens que eles proporcionam pois podem ser usados em alta temperatura e seus materiais são muito mais sofisticados que os isoladores cerâmicos do tipo fragmentados. Mas não ficamos somente nesta vantagem, pois os termopares ditos nobres possuem uma espessura muito pequena, de modo que em altas temperaturas se tornam frágeis. Nesta situação se colocarmos isoladores fragmentados, eles irão exercer uma pressão sobre a junta quente, principalmente em casos que o mesmo trabalha na posição vertical, até se romper. Nos capilares, por serem inteiriços a sua fixação junto ao bloco, faz com que o mesmo fique independente da ação dos fios afim sustenta-lo, e conseqüêntemente não irá atuar com o seu peso sobre a junta quente.

Outra característica dos capilares é que não permitem a ação dos gases que emanam dos isoladores convencionais quando submetidos a altas temperaturas, esses gases normalmente atuam entre os espaços deixados, por serem fragmentados, podendo romper o fios. Neste caso a característica dos fios termopares, são de quebradiços e frágeis pois foram contaminados.

Existem em vários diâmetros e comprimentos padronizados, sendo os materiais mais utilizados e suas características descritas, como seguem:

Tipo 610 (conforme Norma DIN 40685) 1600°C


- Contém 60% de alumina (Al2 03) na composição;
- Material poroso;
- Boa resistência mecânica;
- Boa condutibilidade térmica;
- Sensível a choque térmico.

Tipo 710 (C799) (conforme Norma DIN 40685) 1800°C

- Contém 99,7% de alumina (Al2 03) na composição;
- Material não poroso;
- Resistência mecânica e condutibilidade térmica bem melhor que o tipo 610;
- Sensível a choque térmico.

Veja também: Definição de Acessórios de Sensores // Bloco de Ligação em Poliamida //
Bloco de Ligação em Cerâmica // Cabeçote de Alumínio // Cabeçote de Poliamida //
Isoladores Cerâmicos para Termopares // Capilar Cerâmico para Termopares //

Conector Compensado // Conexões de Ajuste e Fixação //
  ÚLTIMAS DICAS E DEPOIMENTOS DE USUÁRIOS...  

Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor ou citação da fonte www.termopares.com.br
Temperatura - Pressão © 1999 - 2013 - SP - www.termopares.com.br - www.asme.com.br - www.thermocouples.com.br - www.thermocouple.com.br
www.thermowell.com.br -www.thermowells.com.br
Conteúdo destinado a Estudantes, Profissionais de Instrumentação, Automação, Projetos com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas.
O Portal não se responsabiliza por qualquer uso indevido de seu conteúdo sem a presença de um profissional responsável.